A Pedagogia Afetiva está presente nas apostilas, orienta as ações dos autores e editores, na escolha dos recursos para as páginas e na definição dos encaminhamentos didático-pedagógicos.
Como as apostilas contemplam a Pedagogia Afetiva?
Veja alguns exemplos:
Na Educação Infantil
Trabalho com os clássicos infantis, com valorização dos sentimentos da criança;
Trabalho com valores, virtudes e autoestima;
Aprendizado com alegria e prazer;
Trabalho com movimento, ação, jogo da imaginação e imitação;
Propostas de atividades com valorização das relações humanas.
No Ensino Fundamental e Ensino Médio
Textos e ilustrações que cumprem seu papel cognitivo, estético e estimulam o respeito mútuo e ao meio ambiente, a responsabilidade, a criatividade, a cidadania, o gosto pela vida, a alegria, o entusiasmo...
Atividades didático-pedagógicas que resgatam e valorizam o conhecimento dos alunos;
Propostas de ações significativas e conteúdos contextualizados;
Desenvolvimento de competências cognitivas, como pensamento crítico, capacidade de resolver problemas, poder de decisão, interesse intelectual;
Desenvolvimento de competências não cognitivas, como habilidade de escutar o outro, o cuidado com o outro, a cooperação e a solidariedade;
Ampliação da visão de mundo do aluno e melhora de sua atuação na sociedade.