Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Slider

Vídeos

Projetos

Notícias

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Memória

Eventos

Ensino

Galeria

» » Características do Professor Maxi


Quais as características do Professor conectado à Pedagogia Afetiva?

Veja 10 comportamentos desse educador que traz em si nova sensibilidade, mentalidade e habilidades.

Tem segurança, constância e coerência entre discurso e atitudes. 

As novas gerações estão imersas no mundo da informação, isso desenvolve o senso crítico, assim, na necessidade de o educador dizer um “não”, diz de forma embasada e convincente. Essa firmeza é ferramenta eficiente da Afetividade. Professor precisa ser exemplo a ser seguido!

É atento ao contexto do aluno. 

Conhece seus alunos, chama-os pelo nome, olha-os nos olhos, escuta-os.

Estabelece metas para alunos a fim de que busquem conquistas pelo esforço próprio.

Conquista com mérito e esforço gera satisfação e contribui para formação de pessoas que lidam bem com problemas e frustrações, e aprendem a saborear a boa conquista com mais alegria e nobreza.

Faz da frustração uma lição. 

É evidente que não se devem provocar frustrações, mas quando ocorrem aproveita o evento para uma necessária conversa, destacando, por exemplo, que “não há time imbatível”, e que “todo caminhante pode cair”. Sabe que é possível ensinar coragem, retomadas de propósitos, confiança em si e inúmeros outros valores.

Deixa estudantes viverem consequências de suas ações. 

Por exemplo, se um aluno não levou o material para a escola, deixa que vivencie as dificuldades e até as sanções da escola. A escola não pode se adaptar às inadequações do aluno. As normas, as regras escolares e as consequências em caso de descumprimento delas precisam ser de conhecimento de pais e alunos.

Mantém postura confiante em relação aos desafios com conteúdos escolares. 

Evita frases como “é muito difícil mesmo!”. Vence preconceitos com conteúdos, esquecendo-se de dificuldades que possa ter experimentado quando estudou.

É motivador, reconhece e fortalece as boas condutas de seus alunos com elogios. 

Prestigia os eventos que os alunos organizam, incentiva-os a persistir e celebrar os resultados.

É um educador para o coletivo. 

Trabalha o respeito à estrutura física da escola, aos colaboradores, valoriza o trabalho em equipe. É colaborativo.

Prepara um ambiente que agrega valores. 

Por exemplo, em atividades de exposição oral, dispõe carteiras e cadeiras de modo que todos se vejam e a comunicação fique facilitada. Assim a qualidade das relações interpessoais melhora.

Conquista seus alunos, constrói uma relação bem-sucedida com eles. 

Oferece aos alunos sua atenção especial. Tem cuidados com estereótipos que podem prejudicar a relação com os estudantes. Sabe que os alunos não terão, com ele, as mesmas ações, reações e atitudes que têm com outras pessoas. Assim, não aceita rótulos, tem sua própria percepção sobre cada estudante.

Para saber mais sobre a relação da Pedagogia Afetiva com o professor, leia as matérias a seguir:

A Pedagogia Afetiva e o professor
Pedagogia Afetiva e diversidade em sala de aula
O que é afetividade?
Teste para Professores

«
Próximo
Newer Post
»
Anterior
Older Post